quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Hoje, dia 14 de Novembro de 2007, assinala-se o "Dia Mundial da Diabetes". Como tal, este dia não poderia passar despercebido.


"Celebrado no dia 14 de novembro, e visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadiano Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes "
Para comemorar esta data, em todo o mundo serão iluminados monumentos com a cor azul nesta noite. Em Portugal estarão iluminados:
Porto - Torre dos Clérigos
Lisboa - Câmara Municipal
Évora - Templo de Diana
Pode conferir os monumentos que estarão esta noite iluminados por todo o Mundo em:

Como tal, introduzimos breves noções sobre este tema, para os mais interessados...

(carregando nas imagens de cada tópico, poderá ver um pequeno video que ilustra e clarifica o tema)

A diabetes insulino-dependente é uma doença que dura a vida inteira, causada pela falta de insulina. A insulina é uma hormona – uma substância de importância vital produzida pelo seu corpo. Sem insulina, o seu corpo não consegue utilizar convenientemente a comida que come. Isto faz com que a sua glucose sanguínea – ou açúcar no sangue, como geralmente lhe chamam as pessoas com diabetes – chegue a valores muito altos.

Antes de ter diabetes...
O açúcar do sangue está no valor normal
Controlado pela insulina e glucagon

Antes de ter diabetes, o seu corpo mantém automaticamente o açúcar do sangue no seu valor normal. A forma como funciona, é a seguinte: após uma refeição rica em hidratos de carbono, o açúcar é absorvido muito rapidamente para a corrente sanguínea. A quantidade de açúcar no seu sangue não deve ser nem muito alta nem muito baixa. Existem duas hormonas – a insulina e o glucagon – que foram produzidas no pâncreas para assegurar que o açúcar no sangue está sempre bem controlado, independentemente do que tenha comido ou do exercício que tenha feito.

O açúcar do sangue aumenta depois das refeições...
A insulina é libertada
A insulina actua como uma chave
O açúcar entra dentro das células
Baixa o açúcar no sangue para valor normal

O açúcar do sangue aumenta após as refeições. Antes de ter diabetes, a insulina era libertada no sangue e seguia juntamente com o açúcar para as células do seu corpo. A insulina actua como uma chave. Abre portas nas paredes das células musculares, permitindo que o açúcar do sangue entre nas células para produzir energia. Isto faz com que o açúcar no sangue baixe até ao seu valor normal. Antes de ter diabetes, o açúcar do seu sangue era inferior a 126mg/dl (7 mmol/L) de manhã.


Quando tem diabetes...
Não consegue produzir as chaves de insulina
O açúcar não consegue entrar nas células
O açúcar aumenta no sangue

A insulina actua como uma chave. Mas agora que tem diabetes, não consegue produzir a quantidade necessária de chaves que abrem as portas para as suas células. Quando o açúcar não consegue chegar ao músculo e a outras células para produzir energia, sente-se cansado, e se o açúcar não consegue entrar nas células para ser usado, vai aumentar na corrente sanguínea. Na fase inicial da doença, o seu nível de açúcar no sangue sobe muito.

Sem comentários: