segunda-feira, 29 de outubro de 2007

O nutricionista e a ciência

O nutricionista nem sempre é o responsável por fazer a ciência, mas é preciso ter em atenção que a influência do nutricionista na ciência é uma mais valia. O Nutricionista é também o veiculador da mensagem (informação). Como profissional de saúde tem o dever de respeitar estudos fundamentados na sua área e minimizar opiniões sem fundamento científico ao máximo.

Neste vídeo, é possivel verificar a imparcialidade do nutricionista ou de quem comunica a ciência de forma a beneficiar o consumidor.





Por oposição, neste exemplo é possível verificar que, não um nutricionista, mas um pediatra deixa-se influenciar por quem produz a ciência, condicionando o consumidor a optar por um produto específico: "o parecer do pediatra acaba por influenciar as mães a comprar o produto porque este o recomenda!"


1 comentário:

Pedro Graça disse...

Conforme combinado, terminou a 31 de Outubro, a primeira fase de construção e comentários nos vossos blogues. Temos acompanhado com atenção o percurso dos vossos espaços de comentários e críticas ao fenómeno da alimentação. Obrigado pelo vosso esforço e evolução muito significativa em muitos grupos. Este esforço será agora avaliado, esperando que o período que agora se inicia seja igualmente produtivo.

Bons trabalhos,
Pedro Graça/Hugo Valente