sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Os olhos também comem

Qual a melhor forma de dar a entender ao consumidor que um produto(embora nem sempre apelativo ao paladar) é realmente benéfico as nossas funções vitais? O maior prazer na alimentação é realmente podermos disfrutar dos alimentos e do seu beneficio para a saúde.


Através desta publicidade é possível verificar um exemplo bem expressivo de uma corrente funcionalista. Sendo esta corrente um conjunto de regras e comportamentos alimentares onde os benefícios nutricionais são um motivo de conduta alimentar. ( " You only have one body... a healthy choise")



Quanto à corrente estruturalista, esta caracteriza-se pela associação de
um produto a um determinado estilo de vida ou enquadramento social de modo a cativar o público a consumir esse mesmo produto. Exemplo disso, foi a criação do Sumol com aroma de morango ("Sumol Morangos"), cuja associação foi feita a uma série juvenil muito vista por esse público ("Morangos com açúcar").

"Sumol Morangos surge da associação da Sumol à marca "Morangos com Acúcar", ambas com elevada notoriedade junto dos jovens portugueses, sendo a primeira bebida produzida a pensar nos fãs de "Morangos". Um sabor inédito e único neste mercado."

fontes:


Relativamente à interacção dinâmica, a empresa Alpro soya fornece-nos, no seu site, um exemplo interessante desta fusão de correntes (estruturalista e funcionalista).



Nesta publicidade, é possivel verificar que os produtos Alpro soya, tendem a garantir as caracteristicas naturais e originais da soja e preservar o meio-ambiente (ex.:reciclagem), para além de possuirem caracteristicas benéficas à saúde.

“Os produtos Alpro soya não são geneticamente modificados.” … “Há relações directas sustentáveis com os cultivadores de soja. Em vez de comprar soja no mercado livre, a Alpro contacta directamente os cultivadores de soja de modo a garantir, desta forma, a melhor qualidade. Vamos buscar a nossa soja directamente às plantações onde foi cultivada durante muitos anos, sujeita a rotatividade de colheitas. Nenhuma destas plantações está localizada em terras que tenham sido desarborizadas"… "Todos os produtos Alpro soya são fabricados com o maior respeito pelo meio-ambiente. O nosso processo de produção baseia-se no respeito pelo meio-ambiente e no sentido de responsabilidade pelos recursos da terra que nos alimenta. Daí que toda a água que saia das nossas instalações seja tratada nas nossas próprias estações de tratamento de águas residuais. Para a embalagem, utilizamos principalmente o Tetra Pak, integralmente reciclável. "
"A Alpro soya oferece-lhe uma gama de produtos deliciosos com vários benefícios para a saúde (100% vegetal, sem colesterol, lactose e proteínas de origem animal entre outros benificios)."

fontes:




Sem comentários: